Nesta segunda-feira, dia 27, é comemorado o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, profissional que contribui para implementar e garantir a execução de estratégias que gerem ambientes seguros para os colaboradores, clientes e sociedade. A CS Grãos do Piauí, empresa controlada pela CS Infra, tem entre as suas atividades diárias o compromisso de garantir segurança nas suas operações. Até novembro de 2023, a companhia realizou 171 encontros de ensino-aprendizagem que incluíram capacitações, cursos, treinamentos, palestras e integrações que visaram atender aos critérios de um ambiente profissional seguro.
Conforme o Sandro Mártyres, Técnico de Segurança do Trabalho da CS Grãos do Piauí e responsável por este setor na empresa, são mais de 8.600 horas de treinamento, refletindo em mais de 980.000 horas trabalhadas (incluindo terceirizados e pessoal próprio) sem acidentes com afastamento até novembro de 2023. O avanço das obras de implantação da concessão das rodovias Transcerrados (PI-397) e (Palestina PI-262) conta com investimentos contínuos em segurança, incluindo ações de orientação e fiscalização em conjunto com profissionais técnicos de segurança do trabalho das empresas parceiras.
“O trabalho realizado pelo nosso time reflete na baixa ocorrências de incidentes e o zero acidente com afastamento. Nossa missão é mitigar os perigos e riscos existentes na área de construção da rodovia, assim como motivar os trabalhadores a escrever uma página de sua vida profissional como agentes transformadores da realidade”, expressa.
Pensando na qualificação e na preparação dos colaboradores da CS Grãos do Piauí, o setor de Qualidade Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (QSSMA) desenvolveu o plano anual de treinamentos com o objetivo de preparar os colaboradores para as adversidades por meio de treinamentos Normativos e Desejáveis, em conformidade com as funções desenvolvidas.
“Sabemos que um colaborador treinado tende a executar suas atividades com mais qualidade e segurança. Neste ano, somamos mais de 8.600 horas de treinamentos, palestras e orientações para todos os trabalhadores envolvidos na implantação da concessão”, compartilha o técnico Sandro.
A CS Grãos do Piauí investe continuadamente no setor e reforça o compromisso de ser um importante reforço para a economia local, sem esquecer, contudo, de se manter atenta à segurança dos seus processos construtivos.
Leia a matéria completa aqui.